Trabalhos técnicos apresentam em congresso iniciativas da Corsan

2019-06-24 24/06/2019

Três trabalhos técnicos desenvolvidos por funcionários da Corsan foram apresentados no 30º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. O evento ocorreu de domingo (16) a quarta-feira (19), em Natal/RN.

A parceria público-privada que visa universalizar o esgotamento sanitário na Região Metropolitana de Porto Alegre foi o tema abordado pela assessora da Presidência Alessandra Fagundes dos Santos. Ela enfocou a estrutura e a modelagem da PPP do Saneamento. Concebido na modalidade de concessão administrativa, o projeto beneficiará nove municípios, tendo como escopo a concessão da operação dos serviços de coleta e tratamento de esgoto pelo prazo de 35 anos, incluindo a complementação das obras de infraestrutura necessárias para se atingir a meta de 87,3% de cobertura em até 11 anos.

Santos detalhou o mecanismo de pagamento do parceiro privado e o sistema de mensuração de desempenho, no qual a relação ganha-ganha se potencializa. “O modelo da PPP foi concebido a partir da premissa de manutenção do protagonismo da gestão pública na prestação dos serviços de saneamento, estabelecendo na modelagem a combinação de medidas que resultem em maior capacidade de investimento em menor tempo, novos mecanismos de governança em contrato e ganhos na eficiência da gestão dos serviços”, destacou. Afirmou ainda que o projeto tem o papel de contribuir na manutenção dos contratos de programa com os municípios. Além de Santos, elaboraram o artigo aprovado para o congresso os engenheiros Juliano Nugent da Silva e Luiz Carlos Klüsener Filho.

O mesmo trio de autores teve outro trabalho selecionado para o evento, tratando do projeto Jovens Embaixadores do Saneamento, uma iniciativa de educação ambiental realizada no sítio Quinta da Estância, em Viamão. O artigo trouxe uma avaliação sobre a efetividade do programa na redução do consumo mensal de água em residências. O projeto já formou 10.059 crianças sobre o consumo consciente de água e a importância de todos para o correto funcionamento de um sistema de esgotamento sanitário.

Para a construção da análise, foram comparados o volume consumido nas casas das crianças em relação às próprias residências antes e depois do evento e em comparação com as médias da Corsan e do município onde estão localizadas. O trabalho foi apresentado por Juliano Nugent da Silva (foto), que falou sobre a relevância social da iniciativa. “Além do trabalho com os alunos, o programa também objetiva que a criança dissemine o aprendizado para o seu círculo familiar”, salientou.

Apresentado na forma de pôster, o terceiro artigo versa sobre a experiência da Companhia na elaboração de Planos de Segurança das Águas, documento que identifica e prioriza riscos que possam surgir em um sistema de abastecimento. Inicialmente, a Corsan priorizou elaborar os planos para 18 municípios, optando por desenvolvê-los por meio da contratação de empresa de consultoria. O artigo mostra os procedimentos adotados para a contratação, bem como as primeiras impressões da experiência. Trata-se de uma iniciativa inédita entre companhias de saneamento, que normalmente utilizam pessoal próprio para o desenvolvimento de tais planos. “A Corsan escolheu contratar equipe externa devido à complexidade, ao volume de trabalho e ao material humano que deveria ser alocado para a missão”, disse Luiz Carlos Klüsener Filho, que assina o artigo junto com os também engenheiros Gerson Cavassola e Fernando José Medaglia. Klüsener Filho acompanhou a exibição do pôster, explicando o trabalho ao público do evento. Os três trabalhos técnicos foram também apresentados no estande da Corsan, instalado na Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental (Fitabes).

Fonte: CORSAN RS

Publicações Semelhantes